Artigos

Wednesday, August 29, 2007

Revista Negócios e Novas Tecnologias


A Revista de Negócios e Tecnologia da Informação – RNTI é uma publicação semestral para divulgação de trabalhos de natureza científica e acadêmica do Instituto de Ciências Sociais do Paraná – ICSP, mantido pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná - FESP. A RNTI abriga artigos das áreas de Negócios (Administração de Empresas, Administração Hospitalar, Ciências Atuariais, Comércio Exterior, Contabilidade, Economia), Direito e de Tecnologia da informação (TI). Seus principais colaboradores são pesquisadores, professores e os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do ICSP/FESP. Os artigos dos alunos de graduação deverão, necessariamente, contar com a orientação e co-autoria de professores. São aceitos, também, trabalhos de outras origens que guardem relação com as áreas de abrangência da RNTI. A RNTI publicará artigos científicos, relatos de pesquisas realizadas ou em andamento, resenhas e revisões.
Resumidamente, são objetivos da RNTI:
I - publicar estudos sobre administração, economia, contabilidade, ciências atuariais, direito e tecnologia da informação e seu ensino;
II - divulgar artigos de pesquisadores e de docentes do ICSP;
III - divulgar os resultados das atividades de iniciação científica realizadas pelos discentes do ICSP.

Monday, August 27, 2007

Acessibilidade e Usabilidade de Sites

Acessibilidade X Usabilidade X Ergonomia


Tanto a Usabilidade quanto a Acessibilidade tornaram-se primordiais para o sucesso das páginas na Internet visto que eficácia, eficiência e satisfação dos utilizadores são as variáveis que têm definido tanto o fracasso quanto o sucesso de uma página na web.

Para realizar esta análise deixo duas ferramentas online bastante úteis !

A primeira delas Avalia a Acessibilidade :



O Segundo avalia a Usabilidade e a Ergonomia dos Sites:

Monday, August 20, 2007

Internet Blog Serial Number - IBSN

A progressão geométrica no aumento do número de blogs (75.000 novos blogs por dia, USA Today, 27 Março, 2007) é um reflexo claro da mudança de paradigma de que vimos falando. Muito embora a imprensa insista em considerá-los meros diários online, reduzindo-os a ferramentas de publicação individual e de celebração do ego, a verdade é que os blogs são hoje espaços fundamentais de interacção e partilha do conhecimento (Primo e Smaniotto, 2006). A importância dos textos publicados nos blogs é tal que recentemente surgiu mesmo o IBSN [1](Internet Blog Serial Number), ou seja, um número de indexação que pretende garantir o direito dos autores de um blog sobre as produções literárias postadas e obrigando a que sejam feitas referências aos conteúdos disponibilizados no blog.


Primo A.; Smaniotto A. (2006) Comunidades de blogs e espaços conversacionais. Prisma.com, v. 3, p. 230-272


[1] IBSN - The IBSN (Internet Blog Serial Number) is created on February 2, 2006 in answer to a denial from current administration to assign ISSN numbers to Internet blogs. http://ibsn.org/

Saturday, August 18, 2007

Mapas Conceituais

Mapas Conceituais

Já ouviu falar em mapas conceituais? Estes constituem uma excelente forma para estruturar conceitos e ideias, é também uma forma bastante útil para resumir grande quantidade de dados e estudar para os exames.
Esta estratégia vem sendo utilizada em várias partes do mundo. Para criar os mapas de conceitos existem diversas ferramentas disponíveis na Web, algumas são pagas e outras livres. Para Aprender a utilizar o CMAP-TOOLS que é gratuito basta assistir ao vídeo abaixo:




Para Download : http://cmap.ihmc.us/

Aprenda a Fazer Vídeos

Aprenda a Fazer Vídeos Com Windows Movie Maker !

Nos últimos tempos com o avanço das redes e da possibilidade do streaming de áudio e vídeo, a Internet tornou-se cada vez mais dinâmica e hoje percebe-se um aumento consideravel no número de informações disponíveis no formato áudio e vídeo.
Para aprender a criar vídeos com a ferramenta Windows Movie Maker basta escolher algumas imagens, sons e vídeos para criar facilmente o seu vídeo personalizado. Assista o vídeo e veja como é simples !


Thursday, August 16, 2007

II Simpósio de Educação a Distância


Datas importantes
Inscrições – até 14 de novembro de 2007.
Submissão de trabalho (Comunicação e pôster) - até 19 de agosto de 2007.
Divulgação dos trabalhos aceitos – a partir de 15 de setembro de 2007.
  • Eixo 1: Experiências em Educação e Formação a Distância.
  • Eixo 2: Estudos e pesquisas científicas relativas à convergência tecnológica em Educação a Distância.
  • Eixo 3: Experiências em gestão de Sistemas de Educação a Distância.
  • Eixo 4: Criação de sistemas e materiais interativos, software livre e acessibilidade.